Na última terça‑feira, 2026, o candidato Eduardo Braide foi eleito governador do Maranhão, encerrando o ciclo de divergência política entre o Executivo estadual e a prefeitura de São Luís. A vitória coloca a capital sob a mesma orientação partidária do governo estadual pela primeira vez desde a década de 1980, quando os governadores eram designados de forma biônica e os prefeitos das capitais eram nomeados à revelia das urnas. O alinhamento entre os palácios de “Leões” – referência ao Palácio dos Leões, sede do governo estadual – e “La Ravardière”, sede da prefeitura, abre a rara possibilidade de conduzir políticas públicas com visão única e coordenada.

Desde o fim do ciclo dos governadores biônicos em 1982 e a ruptura do modelo de prefeitos nomeados em 1985, São Luís tem vivido episódios de descompasso entre os dois níveis de governo. A partir de 1986, com a gestão de Gardênia e a subsequente administração de Cafeteira, a capital enfrentou “má vontade, omissão e descaso”, culminando em projetos controversos como o aterro do Bacanga. Concebido para transformar um braço de mar em um aterro semelhante ao do Flamengo, o empreendimento acabou consumindo cerca de US$ 60 milhões para entulhar manguezais, gerando uma área degradada ao invés de solução habitacional. Em 1990, o então governador João Alberto tentou, sem consulta prévia, abrir uma avenida marginal que atravessaria os bairros Liberdade e Alemanha, proposta que foi barrada pelos moradores das áreas palafitadas.

O alinhamento entre Braide e a atual prefeitura de São Luís pode, em teoria, evitar a repetição de iniciativas mal concebidas que historicamente sobrecarregaram a população. Projetos como os elevados da era Roseana, que pretendiam melhorar o trânsito ao instalar rotatórias na avenida Jerônimo de Albuquerque, resultaram em congestionamentos ainda maiores porque foram executados sem vias auxiliares adequadas, obrigando a municipalidade a redesenhar o traçado entre a Cohab e o Cruzeiro do Anil e a suprimir a rotatória problemática. Da mesma forma, a falta de sintonia já provocou desperdício de recursos públicos, como o investimento de US$ 60 milhões no aterro do Bacanga, que acabou por gerar um espaço degradado ao invés de solução habitacional. Uma gestão conjunta poderia, portanto, otimizar o uso de verbas, alinhar prioridades de infraestrutura e reduzir os custos sociais de projetos incongruentes.

Até o momento, não foram registradas declarações oficiais do governador eleito Eduardo Braide nem da prefeitura de São Luís sobre os planos concretos de articulação entre os dois poderes. A imprensa local tem destacado, porém, a expectativa de que a convergência política possa facilitar a aprovação de projetos de saneamento, mobilidade urbana e revitalização de áreas degradadas, temas que historicamente sofreram com a falta de coordenação. Organizações da sociedade civil, como o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, apontam a necessidade de transparência nos processos de planejamento, reforçando que a simples coincidência partidária não garante, por si só, resultados efetivos para a população.

Com a nova configuração política, analistas apontam que os próximos meses serão decisivos para definir os rumos da cooperação entre o governo estadual e a prefeitura. Espera‑se que sejam criados grupos de trabalho conjuntos para revisar obras pendentes, como a conclusão das rotatórias da avenida Jerônimo de Albuquerque e a requalificação do aterro do Bacanga, além de elaborar um plano de mobilidade integrado que contemple o corredor marginal proposto em 1990. O calendário de encontros oficiais ainda não foi divulgado, mas a comunidade acompanha atentamente as primeiras iniciativas, na esperança de que a sintonia entre os dois palácios traduza‑se em benefícios concretos para os moradores de São Luís.